quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Muffins integrais de morango


Esta receita eu tirei de “O grande livro de receitas de Claudia”. Adaptei, colocando ingredientes integrais (farinha e mascavo). A receita original tinha recheio de geléia, mas eu quis usar morangos que tinha em casa.
Tentei fazer muffins há algumas semanas, mas não ficaram bons.
Meu colega Nildo me ajudou a procurar algumas receitas na Internet e eu disse que, quando fizesse e desse certo, levaria alguns para ele. Como ele foi meu amigo secreto, fiz os muffins, fiz um embrulho bonitinho e entreguei com o presente. É uma dica para quem quiser dar um toque especial, pois geralmente o amigo faz uma lista e o presente deixa de ser surpresa. Quem não tiver tempo ou paciência para fazer muffins ou biscoitos pode usar bombons, biscoitos caseiros comprados, frutas secas...

Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo branca
3/4 de xícara de farinha de trigo integral
1 colher de sopa de fermento químico
1 pitada de sal
10 colheres de sopa de manteiga derretida
1 ovo grande
1 colher de chá de essência de baunilha
2/3 de xícara de açúcar mascavo
2/3 de xícara de leite em temperatura ambiente
1 xícara de morangos limpos se os cabinhos

Modo de fazer:
1. Aqueça o forno em temperatura média (180º graus).
2. Numa tigela grande, misture as farinhas, o fermento e o sal.
3. Em outra tigela, mistura a manteiga, o ovo a essência de baunilha, o açúcar e o leite até ficar homogêneo.
4. Junte a mistura líquida à de farinha e mexa rapidamente (para saber mais sobre o ponto da massa de muffin, clique aqui).
5. Distribua em forminhas de muffins ou de empadinhas untadas e coloque um morango sobre cada um. Se os morangos forem grandes, corte-os ao meio.
6. Leve ao forno por cerca de 25 minutos. Está pronto quando, ao enfiar um palito, este sair limpo.

5 comentários:

ninguém disse...

Rosane, sinceramente, tá virando tortura vir aqui. Eu AMO LOUCAMENTE doces. E tu inventas um melhor que o outro.
Sério agora: pega o selo da blogagem coletiva pela flavia do flaviavivendoemcoma.blogspot, que será dia 17. A Odele, mãe da menina, precisa muito de um empurrão na Justiça. Quem sabe tu inventas uma receita em homenagem a esta menina que fará 20 anos sem participar deste mundo?
bj

Anônimo disse...

Oi Rosane!
606 visitantes é um número muito bom ! Parabéns!
Quero saber se tu estás comendo tudo sozinha ou precisa de ajuda. Sabe como é, fica chato se esforçar na cozinha, preparar um prato todo bonito e não ter ninguém para dividir hehehehe
Se precisar de cobaia estamos ae...xD

Beijosss

Tássia

Pimpona by Nacos & NOC's disse...

Impossível resistir...
beijinhos

Rosane Vargas disse...

Maris, vou pegar o selo. É uma história que deixa a gente com muita raiva da "justiça".

Tássia, podemos fazer um esforço concentrado para comer isso tudo, que achas? hehehe

Pimpa, realmente, foram devorados.

Nildo Junior disse...

Para quem não sabe, os mufins estavam deliciosos e foram consumidos em poucos minutos, devidamente divididos com a Patrícia (esposa) e a Luana (filha). Quando fizer mais é só me avisar. hehehe

Bolo de coco e cacau sem farinha

Mais uma receita desta obra que eu adoro, o Grande livro de receitas de Claudia . Eu procurava alguma receita para usar uns pacotes de coco ...