Eu adoro macadâmia. A paixão começa já no som de ma-ca-dâ-mia. A palavra remete a mistérios e exotismos, promessas de prazer. O sabor não decepciona; pelo contrário, reforça, torna reais as pré-sensações incitadas pelo nome.
Nunca produzi receitas com macadâmia. Portanto, ao ver a bandeja no supermercado, as cascas das nozes de um marro-escuro com toques de dourado, arredondadas, lisinhas, com a indicação “orgânico”, pensei em uma bela torta.
Em casa, peguei o descascador de nozes e fui à luta. E que luta. O descascador é para nozes chilenas e pecãs, maiores. Não me abati. Com martelo em punho, bati levemente, para não esmagar o fruto. Ledo engano. A nozinha tinha mais mistérios que eu imaginava e uma persistência inacreditável. Eu já não batia levemente, mas com todo o empenho e força que minha irritação permitiam. Consegui quebrar TRÊS. Ajoelhada no chão da sacada, o fiel martelo ao lado, animei-me. Logo percebi, no entanto, que aquelas três seriam a única concessão das macadâmias irascíveis.
Levei-as ao forno, talvez ficasse mais fácil quebrá-las torradas. Deixei 10 minutos, bati e nada. Os vizinhos devem ter imaginado que eu estava derrubando uma parede. Não me dando por vencida, pensei que a Internet poderia me salvar de uma fragorosa derrota.
Descobri que a macadâmia, cuja arvore é originária da Austrália, é a noz mais dura que existe! E que eu poderia, sim, quebrá-la, desde que comprasse uma máquina (essa coisinha da foto ao lado) que tira a casca de uns 100kg a cada não sei quanto tempo.
Coloquei as teimosinhas em um vidro, já com a medalha de campeãs, e pensei: por que diabos são colocadas à venda em um supermercado se é impossível tirar a maldita casca? Outro dia vi macadâmias à venda, peladinhas, mas pensei sobre as promessas, os mistérios e os exotismos e saí ligeiro dali. Estou com medo delas.
Comer, beber, ler, escrever: grandes prazeres juntos na cozinha, o meu cantinho no mundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bolo de coco e cacau sem farinha
Mais uma receita desta obra que eu adoro, o Grande livro de receitas de Claudia . Eu procurava alguma receita para usar uns pacotes de coco ...
-
A explicação é do livro "Cozinhar melhor biscoitos e bolachas", da Time-Life Livros, uma compilação de várias obras sobre o temas ...
-
Festas de fim de ano e frutas em calda têm tudo a ver, mas a qualidade muitas vezes deixa a desejar. Por isso achei legal partilhar com você...
37 comentários:
Confesso que ri muito com a tortura...rs...acho que vou optar por avelã...:]
Que bom que compartilhou..;)
rosane. macadâmia parece nome de uma terra distante, tipo nárnia, imaginário total.
link da flavia: tentei achar teu mail para te mandar o link do meu post que tem o selo linkável e não achei. o endereço dela é www.flaviavivendoemcoma.blogspot.com
bj
Adoro gelado de macadânias...mas nunca comprei as ditas...e se vir á venda já não compro(sorrisos)muito obrigada pela imformação...beijinhos doces
cai na mesma roubada!
comprei 500grs e nada de conseguir abrir, tentei com martelo, com maretinha, com abrido de nozes, ams nada...apelei para uma porta de metalão imensa dos fundos, depois de muito custo abri todas...mais tarde fui fechar a porta e nao conseguia...resultado eu acabei descolando um pedaço do batente da parede...e sabe qto me rendeu a s500grs...apenas150grs de noz propriamente dita...
acho que nunca mais compro com casca!
não conhecia seu blog...vou xeretar um pouquinho!
bjs
Que delícia de blog. É minha primeira visita por aqui....lindo!
Parabéns...
Grande abraço,
Fabrícia.
Oi Rosane! Eu também tenho uma caixa de macadamias na casca há anos... de enfeite... Você queria saber da biscoiteira, use sempre manteiga para a receita, eu perdi a receita da embalagem... por isso tenho usado outras e tem dado certo, na mão mesmo, sem processador. Eu fiz vários testes para soltar a bolachinha, porque não dá para ver quando ela cai direitinho na forma... Fiz o seguinte, apertei as bolachinhas na forma e na intuição olhava se já tinham grudado, ela se solta sozinha da biscoiteira quando grudam na forma! E voilá amiga, tente aí e depois me conte! Beijos! Não tenho seu e-mail para responder, desculpe o longo comentário aqui! :-)
Obrigada pelo selo ao lado, divulgando a história de Flavia.
Um abraço.
Vinni, não desisti das macadâmias, mas vou exigir que estejam fora da casca :))
Maris, é isso, mesmo, Nárnia, um reino mágico; neste caso, de portões intransponíveis. O movimento pela Flávia teve uma grande adesão, tomara que vire notícia finalmente.
Laila, como saiu cara esta tua macadâmia, hein? quebrou uma porta! E fica à vontade para xeretar.
Fabrícia, obrigada pela visita. Seja sempre bem-vinda.
Cris, boa idéia, vou usar as macadâmias na decoração. Vou fazer os biscoitos e depois te conto.
Odele, a tua batalha é de todos os que se preocupam e se irritam com o descaso com que certas coisas acontecem no Brasil.
bjs a todas!
Anjinha, eu também gosto muito de gelados de macadâmia (no Brasil, sorvete). Mas acho que fazê-los eu mesma são muito pequenas :))
bjs
Rosane, dei umas boas risadas pq me vi ajoelhada agora ha pouco e com uns calinhos já na mão do martelo de tanto quebrar algumas macadâmias... Descobri seu blog porque queria receitas dela em pratos salgados... não sei se ainda irá ler esse post mas... enfim, abraços!
Meninas, tambem me dei mal. Nao consegui quebra-las. Na verdade consegui quebrar 3 (e olha que sou bem forte). Vou fazer como vc: vou deixar de enfeite.
Mas vou voltar a compra-las, agora sem casca, pq alem de deliciosas, tem pouquissimos carbohidratos e, assim, sao Atkins friendly.
Beijos a todas
Manux e Carlos, é realmente uma saga... Outro dia, vi que o supermercado continua vendendo as benditas com casca. E ainda vem uma receitinha... parece ironia.
bjs
Que desespero!! Acabei de comprar 500 grs e estava procurando na Internet como fazer pra comer e achei todas essas informações... Vou apelar para a marreta do meu velho pai, quem sabe!
Débora, se conseguires, me empresta essa marreta!
HAhah
Coitado do meu pai!
Achou macadâmias por um preço excelente... ficou feliz, comprou 1kg e não conseguiu abrir. Inclusive quebrou um abridor de nozes que era praticamente um bem de família.
Agora estávamos aqui na internet buscando uma solução... e achamos este blog! rss
Mais fácil deixar de enfeite mesmo!
Bjos!
hahaha
Acabei de comprar 200g e estava procurando como abrir e encontrei este site.... a pediatra disse que aumenta muito ter de gordura do leite materno...
Estou com martelo e meus vizinhos devem estar em pânico.... pelo menos são 16 hs...
Meu bebê está dormindo, estou eu e a babá quebrando (tentando) quebrar as macadâmias..
Pq vendem no mercado e não avisam que é praticamente impossível tirar a casca...
sou persistente
Renata
Cheguei aqui justamente tentando encontra a solução pra caixinha de macadâmia q comprei no mercado e q tb vem com a porcaria da receitinha.
Ja tentei de tudo e ja pensei até em usar uma morsa de bancada, mas encontrei no Estadão essa dica: *Alicate
Dê preferência para o alicate bomba d?água, o de encanador - aquele que tem várias regulagens. Abre sem esforço qualquer tipo de castanha. A única ferramenta capaz de romper a casca da macadâmia. Regule o alicate em uma abertura maior que o diâmetro da castanha e esprema devagar. Após se formar a primeira fissura, pare. Gire a castanha e esprema de novo. Em duas ou três apertadas a casca se abrirá.
Acho q tentarei assim, ainda não me dei por vencida!
Pessoal....
Depois de morrer de rir das postagens e compartilhar com uma amiga aqui ao meu lado, achamos a solução.
Um Morsa gente!
Aquela ferramenta que a gente vai apertando sem esforço e acredito que até mesmo as tais macadâmias não irão resistir.
Agradeçam à criativa e inventiva Luciana Paisagista.
abraços do Artur
Gente, morri de dar risada nas tentativas de abrir a "bixinha". Também gosto muito delas, comprei uma bandejinha e na primeira tentativa os meus vizinhos devem ter achado que eu estava demolindo uma parede ou coisa assim, pois estava dando umas marteladas nela apoiado num pedaço de caibro de madeira dura, muito trabalho pra pouco resultado...
Estava numa loja de matariais de construção e vi um alicate de pressão, resolvi testar, comprei e Voilá!
Com menos esforço consegui abrir a nós e ela sai inteirinha!
Fica a dica.
Arrivederci!
Dificuldades para abrir macadâmias?!
Você não está sozinha.
AQMA: Associação dos Quebradores de Macadâmias Anônimos.
Eh isso Rosane, a dica do Artur, foi a maneira que me marido encontrou para abrir as macadâmias compradas no sacolão, á época...Acho que valeu o sacrificio porque ela é muito saborosa!
Amei seu batuque, parabéns
Dolly
Para quebrar um punhadinho de macadâmias, dá pra usar uma morsa, daquelas grandes. Em umas duas horas, dá pra conseguir meio quilo de macadâmias!
Não use porta --- quebra a porta, mesmo as de ferro!
kkkk estou vendo que nw sou a unica com essa dificuldade!!!!
Muito bom, tambem achei o blog tentando abrir as malditas que comprei na feirinha de orgânicos!
Vou tentar o alicate de pressão e a morsa, em homenagem a meu pai que está na UTI.
Eu estava agorinha mesmo tentando abrir umas macadâmias que comprei em janeiro, mas não consegui abrir nenhuma até agora. Eu me lembro que o vendedor ambulante que me vendeu as macadâmias na rua tinha um paralelepípedo enorme e abria as castanhas com ele. Uma violência total! Ele me disse que tem que mirar numa linha que tem desenhada na semente, porque ali é a área mais frágil da macadâmia. Será? Bom, como eu não tenho nenhum paralelepípedo, não vou saber se isso é verdade ou não. Eu só sei que bater na tal linha com martelo, abridor de nozes e outros objetos semelhantes não adianta nada!
hahahahaahahhaa, morri rindo!! Meu pai conseguiu abrir elas prendendo as queridas num torno e furando com uma furadeira! Haja vontade de comer macadâmia... ahahahahhahahahahahahahahah
ahhhhh, eu indico comer macadâmia num quiosque Bavarian Nutty! Elas são um e-s-p-e-t-á-c-u-l-o e beeeeeem faceis de comer!!! =)
pra vcs quebrarem a noz macadamia ela tem um risco na parte de baixo vc pode bater com um martelo ou um alicate de pressao elas sem conservante e bem melhor e fais muito bem a saude eu vendo elas na rua sou vendedor e feiras livres de munas meu imail e janiltonfernandes2009@hotmail.com
se vc tem filhos, e eles são maiores de 10 anos, não fique se esforsando para abrir as amacadamias pessa para o seu filho, por que, eu tenho uma filha de 12 anos e ela conseguio abri-las.
Olha, não sei se fico feliz por não ser a única ou triste por ser uma noz tão gostosa e tão impossível de se abrir.
Comprei as tais macadâmias e... estão no pote inda. Só consegui quebrar uma.
Conversando com um amigo, que a mãe tem pés de noz pecã no quintal e tinha árvore de macadâmias, ele me disse que abria as lindinhas no torno do pai dele...
mas... eu nao tenho torno e é uma coisa bem complicada de se ter! só quem trabalha com madeira ou ferramentas!
Se alguém tiver um torno em casa, use-o!
Olá povo, estou rindo aqui, sempre compramos em casa, confesso não é muito fácil abrir e cada solução criativa que li aqui foi demais...rs
O jeito mais simples que achei foi segurar com um alicate e bater com o martelo nelas, dessa forma não esmaga a nós e vc não machuca os dedos...
Bem aqui funciona fica a dica..rs
Bjs e espero ter ajudado
Meu caso foi mais trágico.plantei duas mudas com aspecto de inocentes.Cresceram e deram de produzir adoidado.foi uma festa.enchemos cestas antevendo a gostosura de tê-las ali bem à mão.Qual!Plantamos uma forma de tortura .Além de uma dureza inacreditável saltam a cada martelada .achei quem vende o quebrador próprio.Elas não perdem por esperar.Ufa!Rodolpho
Kkkkkkkk... Sua experiencia foi identica a minha. Mas ja ri tanto tentando quebrar e lendo seu post, que valeu o prejuizo!!!
Há quem diga que assar por uns minutos a casca fica mais frágil...vou tentar, se der certo, volto pra contar.
Gente cheguei aqui porque estava querendo comprar a macadâmia com casca, mas já desisti. Valeu as risadas, me diverti muito kkkkkkkkkkkk
Mesmo com o tal alicate de encanador é uma tortura, mas uma dica é usar uma serra de arco e fazer um vinco, ai com esse corte e a pressão de um alicate e força consegue romper a casca da danada... e tempo perdido...kkkk
Postar um comentário