quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Biscoitos com raspas de chocolate

Eu tenho um gosto especial por fazer bolinhos, biscoitos, salgadinhos. Gosto da sensação de ser a produtora desses bocados de prazer.

O cheiro quente que se espalha pela casa é uma simplicidade ou um pequeno luxo? É prazeroso oferecer a família, amores, amigos esses presentinhos. Eu tenho a Anaís, que fica sempre em volta, observando tudo, com um sorriso cúmplice, à espera de uma raspinha de massa da tigela ou da primeira porção, que é experimentada quente mesmo. Em uma manhã de sábado, levei um pote desses biscoitos para o trabalho; um colega, Tiago, encarregou-se do suco. Foi uma gostosa confraternização improvisada.
Se você não tiver com quem partilhar, ainda assim, não se prive. Sentar confortavelmente, com um bom livro, ouvindo uma boa música, tendo por companhia biscoitos by yourself e uma xícara de chá me faz contradizer Tom Jobim: é possível ser feliz sozinho.

Esses chocolate chip cookies foram tirados do livro "Cozinhar melhor biscoitos e bolachas", da Time-Life Livros, uma compilação de obras sobre o tema com dicas importantes sobre a feitura e os tipos de massa. A receita que escolhi é de massa aerada, considerada, de todas, a mais versátil. Os biscoitos ficam crocantes e farelentos.
O nome aerado se deve ao processo de bater a manteiga com o açúcar, incorporando bolhas de ar na manteiga. A massa aerada não deve ser trabalhada em demasia depois da adição dos ovos e da farinha, pois isso reforçaria o glúten na farinha e produziria biscoitos duros. O uso e o tipo de biscoitos com essa massa dependem da quantidade de farinha, ovos e líquido adicionada à mistura de manteiga e açúcar batidos.

Ingredientes:
175g de raspas de chocolate
175g de manteiga
375g de açúcar mascavo (na receita original, eram 250g de mascavo e 175g de açúcar branco)
2 ovos batidos
275g de farinha de trigo peneirada
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 1/2 colher de chá de essência de baunilha
125g de nozes picadas (não usei)

Como fazer:
1. Bata a manteiga com o açúcar (se usar os dois tipos, junte-os). Fica um creme fofo.
2. Junte os ovos.
3. Peneire juntos em um tigela os ingredientes secos e acrescente-os ao creme.
4. Adicione a baunilha, as nozes (que eu não usei) e as rapas de chocolate.
5. Coloque a massas, às colheradas, em uma assadeira sem untar e leve ao forno aquecido a 190 graus. Ficam prontos em cerca de 10 minutos.

Dica: para raspar o chocolate, corte a barra em tiras de 5mm (primeira foto ao lado), com uma faca grande e pesada, daquelas de carne. A barra vai se fragmentar. Junte os pedaços e corte no sentido inverso, até obter os pedaços no tamanho desejado (segunda foto).

3 comentários:

Smas disse...

Humm!
Acho que minha filha ia adorar estes biscoitos!!!

Rosane Vargas disse...

Ficam deliciosos. Obrigada pela visita.

Rosamaria disse...

Rosane
Eu trabalhei anos com chocolate e fazia bem assim. Outro segrêdo é não tocar o chocolate com as mãos quando for fazer bombons.
Adoro biscoitos feitos em casa!
Bjim.

Bolo de coco e cacau sem farinha

Mais uma receita desta obra que eu adoro, o Grande livro de receitas de Claudia . Eu procurava alguma receita para usar uns pacotes de coco ...