domingo, 11 de agosto de 2019

Arroz com abóbora e camarão


Esta receita é extremamente fácil de fazer. E o prato fica muito gostoso. Demora um pouco, porque o arroz cateto tem um tempo maior de cozimento. Então é bom considerar isso quando for fazer.

Ah, antes de tudo: coloque a água no fogo. Porque pode acontecer de começar o preparo e, na hora de colocar a água, ela ainda não ter fervido.

Ingredientes:

5 xícaras de chá de água fervente
3 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho picado
1 cebola pequena picada
1 xícara de chá de arroz integral cateto
2 xícaras de chá de abóbora okaido sem casca e cortada em cubos médios
2 xícaras de chá de camarões sem casca e limpos (usei camarões crus frescos, mas dá para usá-los pré-cozidos, congelados, etc.)
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto (dê preferência por rala na hora, pois fica mais saboroso)
2 colheres de sopa, rasas, de salsinha seca (pode ser fresca, mas achei que a seca agregou um sabor bem interessante e menos acentuado; vai do gosto de cada um)
1 fio de azeite para finalizar em cada prato

Modo de preparar:

1. Em uma panela alta, tipo caçarola, aqueça o azeite e refogue o alho; deixe ficar levemente dourado, não mais que isso.
2. Acrescente a cebola, não deixando dourar.
3. Junte o arroz à misture e mexa por um minuto.
4. Acrescente a água e a abóbora.
5. Quando o arroz estiver levemente macio, junte o sal e a pimenta. Se colocar o sal antes, o arroz vai demorar bem mais para cozinhar.
6. Quanto o arroz estiver quase cozido, acrescente o camarão, a salsinha, um pouco mais de pimenta, para acentuar o sabor, e verifique se precisa de mais sal.
7. Quando o camarão ficar rosado, desligue o fogo.
8. Sirva e regue com um fio de azeite.

Nenhum comentário:

Bolo de coco e cacau sem farinha

Mais uma receita desta obra que eu adoro, o Grande livro de receitas de Claudia . Eu procurava alguma receita para usar uns pacotes de coco ...