Comer, beber, ler, escrever: grandes prazeres juntos na cozinha, o meu cantinho no mundo.
sexta-feira, 16 de novembro de 2007
Panquecas americanas
Quando comecei as aulas de inglês, o Alexandre me deu um livro para incentivar. É "Not just hamburger: aprenda inglês com as melhores receitas da cozinha americana", de Virginia Klie. As famosas panquecas são diferentes das nossas, que nos EUA eles chamam de crepes. Elas são altas e levam fermento na massa. Podem ser consumidas puras ou com mel, geléias, cremes... Eu servi, no café da manhã, com um creminho de chocolate (brigadeiro antes do ponto).
Ingredientes:
1 1/2 xícara de farinha peneirada (eu tenho preguiça, não peneiro nunca)
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de açúcar
1 3/4 colher de chá de fermento químico para bolo
2 ovos
1 copo de leite
3 colheres de sopa de manteiga derretida
Modo de fazer:
1. Em uma tigela, mistures os ingredientes secos.
2. Em outra tigela, bata levemente os ovos, adicione o leite e a manteiga.
3. Misture esse líquido aos ingredientes secos e mexa rapidamente com uma colher apenas o suficiente para umedecer os ingredientes secos. A massa vai ficar empelotada, mas é isso mesmo. Não bata demais.
4. Unte uma chapa de ferro ou frigideira com um pouco de manteiga em fogo médio e deixe aquecer.
5. Coloque colheradas da massa na chapa, formando um círculo. Quando se formarem bolhas na superfície, vire a panqueca. Deixe mais um minuto ou dois, até ficar dourada. Sirva quente.
Dica: o livro é bem interessantes, além de receitas, traz glossário de ingredientes e notas técnicas. Nestas, está a explicação para não bater demais a massa, apenas misturar os ingredientes. Ao misturar massa de muffins, panquecas e waffles, deve-se fazê-lo com leveza, brevemente, mesmo que esteja empelotada. Bater demais causa o desenvolvimento do glúten da farinha, o que torna o produto final massudo e pesado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bolo de coco e cacau sem farinha
Mais uma receita desta obra que eu adoro, o Grande livro de receitas de Claudia . Eu procurava alguma receita para usar uns pacotes de coco ...
-
A explicação é do livro "Cozinhar melhor biscoitos e bolachas", da Time-Life Livros, uma compilação de várias obras sobre o temas ...
-
Festas de fim de ano e frutas em calda têm tudo a ver, mas a qualidade muitas vezes deixa a desejar. Por isso achei legal partilhar com você...
4 comentários:
Rosane, o que é isso? Que coisa boa!!!! Fazia muito tempo que não comia estas panquecas. Estava dando uma conferida no teu blog quando descobri esta receita. Ainda ontem fiz e não preciso dizer que hoje já não tem mais. Minha filha, praticamente, jantou as tais panquecas só deixando uma para hoje - esta já reservada somente para ela. Essa receita me lembra ons momentos vividos com minha irmã. Sempre quando tomávamos café juntas tinha este doce. Muito bom, muito bom, meeeesmo.
Oi Rosane!
Fiz as panquecas duas vezes no final de semana, ficaram deliciosas, mas não ficaram doces. Mesmo usando manteiga sem sal e aumentando um pouquinho o açúcar, a massa ficou salgada. Não sei o que houve. Mas ficou muito boa mesmo assim.
Bjus
Betina, a tua já está com uma postagem especial, com fotinho e tudo. E obrigada pela receita da cobertura.
Tássia, a massa não fica mesmo muito doce. Tu podes reduzir um pouco o sal, acho que é melhor do que aumentar o açúcar.
bjs.
Fiz agora a noite e ficaram ótimas. Dividi massa e duas: uma doce e uma salgada. Coloquei sal e queijo ralado na salgada e açúcar e baunilha na doce. Muito bom, obrigada!!!!
Postar um comentário