segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Espetinhos vegetarianos


Carne de soja, ou proteína vegetal texturizada (PVT), é um ingrediente muito versátil e se presta a várias utlizações, inclusive pratos doces. Mas a receita de hoje é salgada mesmo. Uma daquelas que surgem quando a gente não tem muito tempo e geladeira está com cara de fim de feira.
A PVT pode ser encontrada em duas versões: "guisadinho" e graúda, em cubinhos, ambas com ou sem shoyo. Eu tinha em casa a graúda, com shoyo, que comprei a granel (isso soa antigo) no Mercado Público.
Ingredientes:
3 xícaras de PVT
5 colheres de sopa de shoyo
2 dentes de alho amassados
1 berinjela cortada em cubos mais ou menos do tamanho dos de PVT
orégano
3 tomates cortados em oito partes
2 cebolas cortadas em oito partes
1 pimentão cortado em pedaços mais ou menos do tamanho dos cubos da PVT
azeite de oliva, molho de pimenta e sal a gosto
espetinhos de madeira

Modo de fazer:
1. Para hidratar a proteína, vamos usar um método rápido. Misture-a, em um refratário, com 3 xícaras de água, o shoyo, o alho e sal e leve ao microondas por 7 minutos. Escorra e reserve.
2. Enquanto a PTV está no microondas, prepare a berinjela: misture-a com sal e orégano e reserve.
Montagem:
1. Em um espetinho de madeira, coloque um ou dois cubos de PVT, berinjela, PVT, cebola, PVT, tomate, a PVT, pimentão e termine com a PVT.
2. Repita o processo até acabarem os ingredientes.
3. Regue os espetinhos com molho de pimenta e azeite.
4. Leve ao forno médio preaquecido por uns 15 minutos.

Dica: se não tiver espetos de madeira em casa, não se preocupe; faça versões micro com palitos de dente. Minha sugestão, nesse caso, é que seja usado apenas um ingrediente de cada vez com a PVT. Faça um de tomate com PVT, outro de cebola com PVT, etc.

Um comentário:

Elaine disse...

Olá Rosane, tudo bem?

Primeiramente quero parabenizá-la por esse espaço... Vi muitas coisas gostosas por aqui!

O motivo do meu contato, é que tenho um blog de receitas vegetarianas e por sugestão de um dos visitantes vim parar aqui.

Explico melhor: O blog tem uma comunidade no Orkut, e os membros enviam suas receitas que gostariam de ver publicadas. Um deles, me mandou o link dessa receita (que por sinal, está maravilhosa) e por isso estou aqui... Gostaria de saber se você autoriza que eu publique lá no Cantinho Vegetariano.

Aguardo uma visitinha sua... Um abraço e uma ótima semana!

Bolo de coco e cacau sem farinha

Mais uma receita desta obra que eu adoro, o Grande livro de receitas de Claudia . Eu procurava alguma receita para usar uns pacotes de coco ...