Esta é para quem gosta de pizza de massa alta. Eu queria fazer uma pizza gostosa, bonita, refrescante e que não desse muito trabalho (leia-se: fazer molho de tomate). Acho que cheguei perto de atingir 100% a meta. O percentual que faltou não tem a ver com o gosto, não. Fazer massa sempre dá um certo trabalho. Mas vale a pena e é possível aproveitar e descontar na massa o que as regras do bom-viver não permitem que se faça no dia-a-dia: lembre-se do chefe, de um vizinho que ouve música ruim no volume mais alto, no babaca que não respeita a faixa de pedestre, daquele(a) colega que sempre faz um comentário "simpático" sobre sua aparência... A lista é enorme. Pense em tudo isso, ou em um pouco disso, e mande ver, bata na massa com vontade.
Bem, findo este trecho, digamos, terapêutico da nota de hoje, vamos à receita. É longa, mas não se assuste, não é trabalhoso; eu apenas quis explicar com detalhes.
Ingredientes para a massa:
400g de farinha (quem quiser pode usar branca e integral em partes iguais) 1 colher de sopa rasa de açúcar (eu usei mascavo)
1/2 colher de sopa de sal 1 colher de sopa rasa de fermento
4 colheres de sopa de azeite de oliva 1 xícara de água morna
Ingredientes para o molho:
1 molho grande de salsa 1/2 xícara de azeite
sal a gostoIngredientes para a cobertura:
1 posta de salmão de 250g 2 colheres de suco de limão
sal a gosto 1 cebola cortada em rodelas
meio pimentão amarelo meio pimentão vermelho
150g de cream cheese 2 colheres de sopa de alcaparras
pimenta-do-reino a gosto (opcional) azeite a gosto
Modo de fazer a massa OU "é hora de colocar a raiva pra fora!": 1. Em uma tigela, misture os ingredientes secos.
2. Junte o azeite e a água. Não há espaço para frescura na atividade de sovar; portanto, literalmente, ponha a mão na massa. 3. Se ela ficar meio farinhenta, acrescente água, mas não se afobe. A água deve acrescida às colheradas. Geralmente, uma ou duas colheres a mais são suficientes. Coloque em uma mesa enfarinhada e sove. Não é para fazer carinho. Lembre-se do seu chefe e soque com vontade por uns 5 minutos. A massa tem que ficar homogênea, macia e soltar das mãos.
4. Faça uma bola com a massa e deixe-a crescer na tigela até dobrar de tamanho. O processo se acelera se você cobrir a tigela com um filme ou sacola plástica. Enquanto a massa cresce, prepare o molho e o salmão.Modo de fazer o molho OU "a barbada do século":
1. Pique bem a salsa. 2. Acrescente o azeite e o sal. Está pronto.
Modo de preparar o salmão:
1. Tempere o salmão com o limão e sal a gosto. 2. Leve ao microondas por 4 minutos.
3. Com um garfo, desfie o peixe. É bom que os pedaços não fiquem muito pequenos. Reserve.... MUITOS MINUTOS DEPOIS
1. Quando a massa tiver dobrado de tamanho (ou quase, também não precisa ser muito exato nesse quesito), coloque-a em uma mesa enfarinhada e sove mais um pouquinho. 2. Abra com um rolo de massa, dando um formato arredondado. Quem não tiver um rolo pode usar uma garrafa de cerveja. Parece uma heresia, eu sei, mas juro que dá certo (e boa parte dos meus "leitores" não tem um rolo em casa).
3. Coloque em uma fôrma redonda, untada e enfarinhada, de uns 30cm de diâmetro.Montagem:
1. Cubra a massa com o molho de salsinha. 2. Coloque por cima o salmão, a cebola e decore com os pimentões.
3. Com uma colher de chá, faça bolinhas com o cream cheese e espalhe-as sobre a pizza. 4. Jogue as alcaparras e finalize com um fio de azeite.
5. Se quiser, moa sobre a pizza pimenta-do-reino e um pouco de sal. 6. Leve a forno quente preaquecido por cerca de 20 minutos.
Dica:
1. Para a massa não grudar na tigela quando colocada para crescer, coloque meia colher de sopa de azeite no fundo do recipiente, esfregue a massa e vire-a. Assim, toda besuntada, não gruda de jeito nenhum. 2. Se quiser, pode dividir a massa e fazer duas pizzas menos altas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário