domingo, 21 de outubro de 2007

Nóis na foto - Biscoitos de cacau no microondas


Foi publicada na edição de sábado do caderno Vitrine, do Correio do Povo, uma receita minha, e aí vai meu agradecimento especial à Thamara, editora de gastronomia. Foi bem legal ver a receita no jornal.
Inventei esses biscoitos há dez anos ou mais. Meu sobrinho, Júnior, hoje com 17 anos, me visitou e eu fiz esses biscoitinhos integrais de cacau para o nosso lanche. Chamei de Maninho, o apelido dele.
Há pouco tempo, folheando velhos cadernos de receitas, redescobri os biscoitinhos e testei no microondas. Depois de alguns insucessos, eis os biscoitos. São fáceis e, no microondas, ficam prontos rapidinho, mas também podem ser feitos no forno comum.
Ingredientes:
1 1/2 xícara de farinha de trigo branca especial
1 1/2 xícara de farinha de trigo integral média
1 xícara de maisena
1 colher de sopa (rasa) de bicarbonato de sódio
2/3 de xícara de cacau em pó
1 1/2 xícara de açúcar mascavo peneirado
3/4 de xícara de óleo de milho
2 ovos
Modo de fazer:
1. Misture os ingredientes secos.
2. Acrescente o óleo e misture até formar uma farofa úmida.
3. Misture os ovos, um a um.
4. Faça pequenas bolinhas na palma da mão, achate e coloque em forma refratária baixa ou prato raso untados com pouco de óleo.
5. Leve ao microondas por 2 minutos.
Rende 50 biscoitos.
Dicas:
1. Peneire o açúcar porque, como as microondas são atraídas por açúcares e gorduras, as bolinhas comuns no mascavo poderão queimar antes de o biscoto assar.
2. Coloque poucos biscoitos de cada vez, porque eles crescem e para que fiquem bem crocantes. Se ficarem muito próximos, podem ficar com a consistência de bolinhos.
Tenham fé: essas dicas são resultado de muitos erros...

2 comentários:

rodrigo sapo disse...

Ainda prefiro o Risoto, pq tenho quase o mesmo sobrenome e tudo que é semelhante a paella é show...mas manda vir "in loco", que aprovamos de qualquer maneira...Rodrigo Sapo

Rosane Vargas disse...

Rodrigo Risoto, se trabalhares domingo, vais provar o bolo de laranja.