quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Bolo de laranja integral no microondas


Eu perdi a receita original. Fiz adaptações, mas o crédito é da culinarista Abigail Blatner, que a ensinou em um programa de TV. Sou uma admiradora da "Biga", professora de culinária da antiga escola, sem frescura, que não esconde segredinhos na manga. Suas receitas são simples, para todos os gostos e bolsos. Não sei se ainda tem algum programa na TV. Ela era minha "ídola" quando, eu tinhas uns 10 anos, acompanhava minha mãe nas aulas que a "Biga" ministrava na cozinha experimental da antiga Mesbla, no Centro de Porto Alegre. E me enchia de orgulho quando ela me chamava para experimentar algum prato ou ajudar a mexer ou alcançar um ingrediente.

Bom, voltando ao bolo: como perdi a anotação, comecei a fazer de memória no forno a gás. Sempre trocando o açúcar branco por mascavo e a farinha branca por integral. Tentei no microondas, mas abatumou, ficou uma sola de sapato. Na tentiva e erro, venceu a perseverança hehehe.

Agora tiro de letra e dá até para inventar. Eu tinha uma barra de chocolate com prazo de validade no limite que entrou, literalmente, no bolo.

Ingredientes:
2 laranjas inteiras (com casca, sim)
1 xícara de óleo
3 ovos grandes
2 xícaras de açúcar mascavo
2 xícaras de farinha de trigo integral
100 gramas de chocolate meio amargo, ou quanto você quiser (opcional)
1 colher de sopa de fermento químico

Cobertura:
Meleca de nega maluca (4 colheres de leite, 1/4 xícara de cacau em pó, 1 colher de manteiga
1 xícara de chá de açúcar)
OU
Suco de laranja
OU
Estranha cobertura de chocolate (170
gramas de chocolate meio amargo, ou quanto você tiver em casa, 5 colheres de sopa de leite)
OU
Nada

Modo de fazer:
1. Lave as laranjas, corte em quatro e tire as sementes.
2. Liqüidifique as laranjas, o óleo, os ovos e o açúcar.
3. Em uma tigela, despeje a mistura e acrescente a farinha, mexendo devagar.
4. Junte o chocolate partido grosseiramente (eu gosto de sentir os pedaços no bolo).
5. Por último, o fermento, que deve ser misturado delicadamente depois de peneirado. É bom peneirar para evitar grumos na massa do bolo, que depois de assados deixam o bolo feio, com pontos brancos e amargos.
6. Leve ao microondas em uma fôrma com furo no meio untada com pouco óleo. Se usar uma de silicone, é pouco mesmo! Depois de 11 minutos em potência alta, está pronto.
7. Depois de pronto, deixe descansar no forno, com a porta aberta, por 5 minutos.
8. Desenforme e cubra com aquela meleca de nega maluca (misture os ingredientes e leve ao microondas por 2 minutos, tire e mexa, microondas por mais 2 minutos) ou... continue lendo e use a minha estranha cobertura de chocolate.

Estranha cobertura de chocolate:
Leve o chocolate ao microondas por 4 minutos. Tire, mexa e acrescente o leite. Ele vai ficar empelotado. Se ficar muito duro, coloque um pouco mais de leite. Leve ao micro novamente por 1 minuto. Tire e mexa. Vai continuar empelotado, mas é isso aí mesmo. Distribua sobre o bolo, vai ficar uma camada bem grossa, não muito uniforme. Mas, para quem gosta de bastante cobertura, como eu, é uma maravilha! E até que fica bonitinho.
Dica: na foto, parece um bolinho, mas ele é grande. No microondas, o bolo cresce mais que no forno comum; portanto, cuidado para não encher demais a fôrma, a massa pode transbordar.

Eu e Anaís comemos, ainda morno (santa gula), acompanhado de suco de abacaxi.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de saber quas são as formas de bolo e pudim ideais para o microondas?

Bolo de coco e cacau sem farinha

Mais uma receita desta obra que eu adoro, o Grande livro de receitas de Claudia . Eu procurava alguma receita para usar uns pacotes de coco ...