quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Shake diet de morango e hortelã

Enquanto durar a safra de morango, vocês vão ver muito desta frutinha por aqui. Agora, associada à hortelã, que ganhei de meu amigo Nildo (que inveja!, ele diz que tem tanta em casa, que mais parece mato). Os morangos não duram muito, então, é comprar e usar. A hortelã, bem fechada em um saco plástico na geladeira, já está agüentando duas semanas. Esta receita eu tirei do http://www.moo.pt/receitas. Não conhecia o saite. Vale a pena uma visita.

Ingredientes:
2 xícaras de leite desnatado gelado
1 xícara de polpa de morango (eu usei morango in natura gelado)
1 colher de sopa de hortelã
adoçante a gosto

Modo de fazer:
1. Bata todos os ingredientes no liqüidificador e sirva.

6 comentários:

risonha disse...

se não te importas fazes mais um para mim ok?
é que apesar de ser inverno, o dia hoje por cá está muito bonito e o sol até aquece... por isso saberia-me muito bem um batido desses.

Gourmandisebrasil disse...

Apesar de termos morangos o ano inteiro, nesta época, eles são realmente mais saborosos (com gosto de verdade)! Já aproveitei e fiz geléia para o ano inteiro.
bjo,
Nina.

Isabel de Miranda disse...

Que maravilha!!!É pena que não é o tempo dos morangos,e os que à estão a um preço exorbitante...beijinhos doces

Gourmandisebrasil disse...

Eu de novo!
Rosane,
1. faço a geléia e fogo bem baixo e, o ideal é não misturar ou poderá cristalizar. Se notar que começa a grudar no fundo da panela, passe uma colher de silicone ou inox com cuidado e tente diminuir o calor.
2. Tiro aqueles resíduos branquinhos e espuma. Pode ser apenas com uma escumadeira ou colher (acho mais fácil com pincel de silicone). Retiro tudo para que o resultado final seja puro, com aspecto e textura agradáveis.
3. Costumo utilizar potes vidro com tampa de metal ou aqueles herméticos. Viro até esfriar para criar um pequeno vácuo...notei que assim conserva mais tempo. Aprendi este truque com uma senhora francesa que era vizinha da minha avó.
4. Existem muitas geléias que são produzidas com o suco ou polpa das frutas. Infelizmente, não dá certo com todas as frutas, algumas não possuem pectina (é o que dá consistência). Já usei esta medida e técnica com frutas variadas e nem todas deram certo, às vezes uso um pouco de suco de laranja, maçã ou limão para dar textura (olha a pectina aí). Existe pecina em pó e líquida vendida em lojas de doces. Mas o teste do pires dá certo com todas!
Sempre que eu puder te ajudar...
Tem alguma fruta em especial que gostaria de fazer geléia?
bjoca,
Nina.

Fay van Gelder disse...

1ª vez no seu blog :)

Eu faço mas com leite de soja e é muito bom também:)

Bom Fim de Semana :)

Cris disse...

Refrescante e só de ver este copinho dá vontade de beber! Este azulejo aí da foto, deve ser fofinho Rosane, é na sua cozinha? Mostra mais... Bjs!

Bolo de coco e cacau sem farinha

Mais uma receita desta obra que eu adoro, o Grande livro de receitas de Claudia . Eu procurava alguma receita para usar uns pacotes de coco ...