sexta-feira, 2 de maio de 2008

Sorvete de manga

Chove em Porto Alegre. Chove muito e incessantemente. As ruas estão alagadas, faz frio e venta. Como amanhã é sábado e nada vai me tirar da cama, passei no supermercado, fiz minhas comprinhas, desci do táxi empinando a sombrinha e equilibrando sacolas e bolsa... o motorista, claro, não ajudou, que não foi bobo de sair na chuva.
E o porteiro: "que dia para fazer compras, hein?".
Pois é, tudo por um sábado acolhedor, vendo a chuva da janela. Eu vinha pensando em um chazinho, mas, ao chegar em casa, apesar do frio, lembrei-me do sorvete que havia preparado. Não é que sorvete de manga combina com dias frios e chuvosos?
A receita é do livro Receitas União – Doces & Salgados, Secos & Molhados, que comprei de um camelô por 5 pilas!
Ah, as medidas são todas em "copo americano", que diabo é copo americano? Fui ao Google, cada um dizia uma coisa. Decidi usar copo de requeijão mesmo. E usei açúcar demerara no lugar do refinado.


Ingredientes:
2 copos DE REQUEIJÃO de açúcar demerara

3 copos de água

3 colheres de chá de gelatina sem sabor granulada

2 copos de polpa de manga


Modo de fazer:

1. Ferva o açúcar com a água até obter uma calda em ponto de fio forte. Pausa. O que é "ponto defio forte"? Chega-se a ele quando a calda atinge a temperatura de 103ºC, mas, se não tiver um termômetro culinário, não há problema.
Pegue um pouco da calda com um garfo e levante-o, se o resultado forem fios grossos que custam a cair, está pronta a calda. Tire do fogo.
2. Dilua a gelatina em uma colher de água fria.
3. Misture a gelatina e a calda e deixe esfriar.
4. Bata a manga no liqüidificador.
5. Junte a manga à calda fria e mexa bem.
6. Leve ao freezer até começar a engrossar. Retire, bata na batedeira e leve ao freezer novamente para começar a engrossar. Repita essa operação por mais umas três vezes.

Eu não tive tempo para bater tantas vezes e confesso que também esqueci. O meu sorvete ficou menos cremoso do que eu esperava e mais doce do que eu gostaria. No entanto, o pessoal que provou aprovou. Então tá.

5 comentários:

Unknown disse...

Deve ter ficado maravilhoso!!!
Aqui tb esta friozinho e muita chuva, fui de bolo de chocolate hehehe mas seria bom um sorvete de frutas para completar a sobremesa.
bjs

ameixa seca disse...

Aqui está ameno, tentando dar um cheirinho de Primavera. Gelado vai sempre bem em qualquer estação.
Bom fim de semana :-)

ale disse...

Bah, me deu água na boca...de verdade.

Rosane Vargas disse...

Nana, gostei da sugestão, vamos de bolo com sorvete.

Ameixa, também gosto de sorvete em qualquer estação.

Ale, vamos ter que marcar aquela "degustação".

bjs, gurias!

Val disse...

hum amei esse sorvete..

Bolo de coco e cacau sem farinha

Mais uma receita desta obra que eu adoro, o Grande livro de receitas de Claudia . Eu procurava alguma receita para usar uns pacotes de coco ...