quinta-feira, 24 de abril de 2008

Pãezinhos de granola

A Anaís, que sempre adorou comer cereais com leite e até puros, no café da manhã, não quer mais saber deles. Quando sirvo uma tigelinha e coloco na frente dela, parece que estou oferecendo leite com arsênico.
Resulta que fiquei com pacotinhos sobrando e, como sempre acontece comigo, a validade do produto começou a gritar de dentro da gaveta: "Estou acabando! Estou acabando!". Daí surgiu a idéia de fazer esses pãezinhos. E a danada da Anaís está comendo.

Ingredientes da massa:
2 xícaras mais 3/5 de xícara de farinha de trigo
1,5 colher de sopa de fermento biológico instantâneo
1 xícara de granola (usei sem açúcar)
2 colheres de açúcar demerara (ou mascavo)
1 colher de chá de sal
1 ovo
150ml de água morna
2 colheres de sopa de óleo

Ingredientes para cobertura:
1 ovo levemente batido
Granola

Modo de fazer:
1. Misture o fermento com uma xícara de farinha, junte a granola, o açúcar, o sal, o ovo, a água e o óleo. Mexa bem.
2. Adicione, aos poucos, o restante da farinha, até obter uma massa consistente, que desgruda das mãos, mas que fique macia, úmida.
3. Cubra e deixe descansar por 15 minutos.
4. Sove levemente a massa, modele os pãezinhos e coloque-os em uma fôrma enfarinhada. Pincele com o ovo levemente batido, salpique com granola e deixe crescer.
5. Leve ao forno médio preaquecido por cerca de 20 minutos ou até que estejam assados.

12 comentários:

laila radice disse...

nossa esses paezinhos ficaram divinos!bjs

ameixa seca disse...

Eu comia um agorinha antes de deitar para aconchegar o estômago :-)
Parecem deliciosos

Nysa disse...

ficaram bem fofinhos, parabéns :-))) beijocas

Anônimo disse...

Boa dia!
Trabalho na Nova Comunicação, assessoria de imprensa, e estou fazendo um levantamento sobre blogs de gastronomia para um futuro projeto de comunicação. Conheci o blog aventuras culinárias e achei muito interessante o conteúdo desenvolvido para este trabalho. Por conta disto, gostaria de contar com um e-mail e um telefone de contato para uma possível aproximação.

Filipe Callil
filipe.callil@novac.com.br
11 3849-3543

Eli disse...

Que maravilha esse pãozinho!

claudia disse...

Agora para o lanche..eu comia já um!

Filipa disse...

Que lindos pãezinhos!!

beijinhos

Cláudia disse...

Muito gostosos e nutritivos!

Botinho disse...

Pão, azeite e vinho são as melhores invenções do homem.
Tem uma receita poética de feijoada lá no blog.
Passe lá!
Bjs.

* Jo * disse...

eu também comeria!
;)

beijinhos!

Isabel de Miranda disse...

Que paizinhos mais gostosos.Adorei...beijinhos doces

Rosane Vargas disse...

Laila, Nysa, Eliana, Filipa, Anjinha, o cheirinho também ficou ótimo

Ameixa, Claudia, Goles e Nacos, podem se servir à vontade.

Filipe, já respondi à tua mensagem. Obrigada pela visita.

Cláudia, é bom para quem não gosta de comer fibras. Disfarça bem.

Botinho, com vinho? Não tinha me ocorrido. Boa idéia.

bjs a todos!

Bolo de coco e cacau sem farinha

Mais uma receita desta obra que eu adoro, o Grande livro de receitas de Claudia . Eu procurava alguma receita para usar uns pacotes de coco ...