segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Cupcakes de banana e castanha-do-pará ou Os primeiros cupcakes a gente nunca esquece

Mais uma do aniversário da Anaís. Fazia muito eu planejava fazer cupcakes, mas por um motivo ou outro, deixava de lado. Achol lindas as fotos, sempre que vejo em revistas, livros e blogs. E também tinha dúvidas sobre como assar, o tipo de fôrma. Usei forminhas de papel, comuns. Não untei e as coloquei em forminhas de pão de mel para não se desengonçarem no forno.

Esta receita é do livro
Perfect baking. Se vocês encontrarem esta coleção, que traz cerca de cem receitas em cada tema, comprem, é ótima. Tive a sorte de comprar vários livros na Saraiva, por R$ 12,90, acreditam?

Importante: não usei a cobertura da receita, que era manteiga batida com açúcar de confeiteiro. Aproveitei a cobertura do bolo de aniversário, juntei corante rosa e confeitos prateados e o resulto é este aí. Na foto que ali embaixo, há outros cupcakes, de milho, de que falarei em outro post. Novamente, contei com minhas amigas Betina e Ana Paula, as fotógrafas do evento.


Ingredientes:
225g de farinha de trigo comum
1 1/4 colher de sopa de fermento para bolo
1/4 de colher de sopa de bicarbonato de sódio
2 bananas maduras (usei bananas caturras)
8 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
115g de açúcar (usei demerara)
1/2 colher de sopa de essência de baunilha
2 ovos levemente batidos
4 colheres de sopa de sour cream (fiz misturando 1/2 xícara de creme de leite fresco com 1/2 colhere de sopa de suco de limão)
55g de castanhas-do-pará (no original, noz-pecã) grosseiramente picadas

Cobertura:
Usei a cobertura do bolo; também pode ser feita uma ganache de chocolate branco, colorizada posteriormente com corante em pó rosa
Confeitos

Modo de fazer:
1. Coloque a forminhas de papel dentro das fôrmas de pão de mel ou, se preferir, use fôrmas de muffins untadas.
2. Peneire juntos a farinha, o fermento e o bicarbonato de sódio. Reserve.
3. Em um prato, descasque as bananas e esmague-as com um garfo. Reserve.
4. Em uma tigela, junte a manteiga, o açúcar e a essêcia de baunilha. Bata até ficar bem fofo (pode ser usada a batedeira).
5. Gradualmente, junte os ovos à mistura de manteiga, batendo bem após cada adição. Depois, acrescente as bananas e o sour cream.
6. Usando uma colher de metal, junte essa mistura à farinha peneirada. Por fim, acrescente as castanhas.
7. Encha as forminhas até metade ou um pouco menos com essa massa.
8. Leve ao forno preaquecido a 190 graus. Deixe por 20 minutos ou até que estejam com um leve marrom-dourado. Tire das forminhas de pão de mel e deixe esfriar (não tire das forminhas de papel!) em uma grade.
9. Cubra com o creme de sua preferência, com o auxílio de uma faca sem serra ou colher. Se quiser, use saco de confeiteiro.

5 comentários:

ameixa seca disse...

Devem ser deliciosos e como não gosto de cremes de manteiga, prefiro assim :)

Nildo Junior disse...

Rosane, uma vez vi uma receita dessas no programa daquela inglesa que esqueci o nome. E no sábado fui procurar uma receita de risoto com funghi e caí no teu blog. Mas o resultado final foi bom. Um beijo.

Paula Pacheco disse...

Rosane, ficaram um show os seus cupcakes...receita nutritiva, realmente as coberturas são meio "caloricas" mas coloco a metade dos cremes, fico sempre estudando uma cobertura boa e que não seja muito gordurosa...valeu pelas dicas do livro vou procurar, também estou nessa de cupcakes é gostoso de fazer não?
bjs
Paula

Fátima disse...

Rosane, estão maravilhosos os seus cupcakes! parece que está havendo uma cupcakemania, acho-os lindos, mas ainda não ousei fazer! beijos. :))

Rosane Vargas disse...

Ameixa, eu gosto de manteiga, mas preferi usar o que já, por praticidade e economia rsrs.

Nildo, a inglesa é a Nigella? O que queres dizer que caiu aqui "mas" o resultado foi bom?! Insinuando que cozinho mal? hehehehehehe
Fez risoto e não tirou fotos, não mandou tsc tsc

Paula, nessas horas não me preocupo com as calorias. Depois vou postar a outra receita, sem glúten, que ficou muito boa também. Quero me aventurar mais na decoração, não sou boa nisso. Acho que é o grande barato dos cupcakes, fora o sabor, claro.

Fátima, estou adorando esta mania. Fiquei um tempão adiando e agora adorei. É fácil e o resultado, de sabor e visual, é ótimo.

Abração a todos!

Bolo de coco e cacau sem farinha

Mais uma receita desta obra que eu adoro, o Grande livro de receitas de Claudia . Eu procurava alguma receita para usar uns pacotes de coco ...