domingo, 5 de julho de 2009

Eta nóis! Confraria junina

Festa junina tem que ser comemorada, nem que seja em julho. Foi o que nós, da Confraria sem Nome, decidimos quando combinamos o tema do encontro. Tinha bandeirinha espalhada pela sala, música típica de quadrilhas e comida, muita comida! A Odete não pôde vir, mas mandou o vinho, e o quentão ficou garantido.

Para a decoração da mesa, usei uma ideia
que vi no Rainhas do Lar. Comprei 1 metro de chita colorida, coloquei palha, abóbora, ovos, milho verde. Ficou lindo. Eu não sabia, mas nas pesquisas para decoração, descobri que os festejos nesta época não se devem apenas a datas religiosas, mas também à colheita do milho. Por isso tantos pratos têm nesse ingrediente a matéria-prima. A Ana Paula decorou os pratos e usou muita palha e milho, tudo no clima. Dá para ver na segunda foto. Amendoim salgado dentro de uma bomboniere de vidro, com palha na base. O amendoim doce foi servido em copinhos de vidro. Para as paçoquinhas, cesta de vime com milho verde.

Como indumentária alusiva aos festejos, usei um singelo chapéu de palha com trancinhas, mas teve quem se produziu. A Betina fez maria-chiquinha no cabelo, pintinhas nas bochechas e arranjou até dois dentes podres hehehe. O Osmar e o Gaspar vieram totalmente caracterizados, com remendos na roupa, pinturas no rosto, chapéu e gravatas com strass. Caipiras fashion, sô!
Eu fiz bolinhos de milho recheados com frango. A pizza de sardinha é da Déia e os pastéis de ricota, do Leandro. Na outra foto, meu bolo de milho e os pancake puffs da Betina. Naquela cestinha lá ao fundo, xicarazinhas de cafezinho para servir o caldinho de feijão. Também acomodei nela garfinhos e colheres.
Canjica do Rubilar, servida em porções individuais em potinhos de plástico transparente. Ao fundo e ao lado, paçoquinhas e amendoim açucarado que a Ana Paula trouxe e decorou do jeito mais mimoso. Nas cumbuquinhas brancas da foto da direita, docinhos de leite; em primeiro plano, os cachorros-quentes da Márcia, com salsicha vegetal. Isso sem falar em pinhão, pipoca, quentão, bolo de laranja, no qual acrescentei gotas de chocolate...
Caldinho de feijão do Osmar e do Gaspar (que foram fofíssimos e fizeram um pouco sem carne pra mim!). Minha pizza de milho verde com salsão.Bolo de aipim do Gaspar e pancake puffs da Betina, recheados de chocolate.

7 comentários:

ameixa seca disse...

Eu acho essas festas juninas o máximo dos máximos. O coloridos das roupas. a música, as comidas são suficientes para qualquer um entrar no espírito :)
Obrigada pelas palavras lindas que deixaste no meu blog. O carinho é recíproco. Grande abraço ;)

Anônimo disse...

Cumadi Ro,
foi a primeira vez que participo da tua confraria e ADOREIIII.
Estava lindo e os quitutes maravilhosos. Na próxima vez, saberei fazer uma massa pra pizza que não abatume.heheheh
Beijao da Deia

Fátima disse...

Eita, gostaria muito de ter participando dessa festança!

Iliane disse...

que festa linda!!!adoro festas juninas..são as festas de calendario mais divertidas!!!ficou linda a sua mesa..bjus

Odete disse...

Quanta coisa boa!!!
Faz seculos que nao vou a uma festa dessas, saudades!!!

Beijos

dannah5 disse...

Nossa, ta uma coisa de louco essa mesa de vcs, quanta coisa gostosa!!!
A festa deve ter sido o maximo, parabens!!

Será que rolam umas receitinhas tipicas da festinha? fiquei com agua na boca!!

beijocas

Paula Pacheco disse...

Que mesa mais colorida e cheia de comida gostosa....ficou tudo muito bonito, adoro festas juninas tb..
bjs,
Paula.

Bolo de coco e cacau sem farinha

Mais uma receita desta obra que eu adoro, o Grande livro de receitas de Claudia . Eu procurava alguma receita para usar uns pacotes de coco ...