domingo, 30 de novembro de 2008

Sorvete de ameixa vermelha – A saga da maquininha frustrante


Eu poderia chamar este post de algo como "a dor e a delícia de tentar ser" ou "por que todo mundo consegue, but I". Eu quero fazer meus próprios sorvetes, já postei um aqui. O gosto é bom, mas a consistência fica devendo.
Depois de ver em vários foodblogs as sorveteiras, e as pessoas fazendo coisas maravilhosas com elas, pensei: por que não eu? Pesquisa aqui, olha ali, comprei.
Mas ela chegou em um período em que eu estava cheia de trabalho. Ela ali, me olhando, indagando quando eu a abriria, quando me iniciaria no mundo mágido do sorvete caseiro, e eu resistindo, porque não queria fazer nada com pressa, e meus horários estão uma loucura.
Quase uma semana depois (ou mais de uma semana depois), finalmente, apenas ela e eu. Parecia muito simples, mas as receitas no manual, sem exceção, continham gordura vegetal hidrogenada, que não uso.
Resolvi pegar a receita de um livrinho. Sorvete de laranja, quase zero caloria, super-saudável. Gosto ótimo. Ficou meia hora na sorveteira e nada da consistência prometida. Toca pro freezer. Dia seguinte, tenho uma bela pedra de gelo colorida e saborizada em vez do tão sonhado sorvete.

Será que teria que usar algo cremoso para obter cremosidade? Foi o que pensei. Como eu tinha ameixas frescas que já estavam bem feinhas, resolvi usá-las. Fiz um sorvete à minha moda. Novamente, sorveteira, nada da consistência, toca pro freezer. Tirei umas três vezes, antes de solificar, e novamente sorveteira.
O sabor ficou muito bom (a corrigir o creme de leite, que ficou muito acentuado para o meu gosto). Mas a promessa era de um sorvete cremoso feito NA HORA.
Se alguém puder resolver este enigna, POR FAVOOOR! Sou toda frustração.


Ingredientes:

325g de ameixas vermelhas sem caroço, cortadas grosseiramente

5 colheres de açúcar demerara

1/2 xicara de água

6 colheres de leite condensado

1 pote (350g) de nata

Modo de fazer:
1. Faça uma calda rala com o açúcar e a água. Muito fácil: quando a água ferver, baixe o foto e conte 1 minuto. Prontinho.
2. Junte a ameixa e deixe cozinhar.
3. Liqüidifique a ameixa cozida com o leite condensado e deixe esfriar. Depois, leve à geladeira.
4. Quando a mistura estiver gelada, misture em um tigela com a nata e leve à sorveteira..
5. Aí a coisa entorna... É a triste história que contei. Dá para fazer à velha moda: freezer, batedeira, freezer, batedeira, etc. etc. Ou fazer a sorveteira funcionar como deveria.

10 comentários:

carmencita disse...

Querida amiga, como frustrada? está com uma aparência de dar água na boca. Sabe que eu tb queria comprar uma máquina dessas porque sou alucinada por sorvete e a maioria tem gordura vegetal hidrogenada na composição, além da "marvada" fazer um mal danado pra saúde, ainda engorda.Pesquisei e descobrí que o que dá cremosidade é a liga neutra, e que não deixa formar cristars de gelo é o emulsificante, ambos os produtos encontrados em casas que vendem produtos pras festas, e olhe nem precisa da máquina, na batedeira mesmo, caso queira ver tenho a receita
http://caipirinha-cafe.blogspot.com/2008/10/sorvete-de-massa.html
Agora é pena que vc já tem a máquina e 2º dizem ela dispensa outros produtos, mas se não está resolvendo...
Espero que tenha ajudado,Bjss

Glau disse...

Olá, Rosane
Tudo bem? Eu tenho uma sorveteira e brinco que virei a doida do sorvete.. já tentei fazer com uma série de frutas, combinações delas, com leite, sem leite, com creme de leite, com e sem ovos! alguns já ficaram com cristais de gelo e ai coloquei para bater novamente! primeiro no liquidificador e depois na sorveteira, dá bastante trabalho, mas até hoje não me arrependi (nunca utilizei produtos industrializados para fazer os meus)!

Dê uma lidinha este post aqui:
http://madamesnacozinha.blogspot.com/2008/10/sorvete-de-framboesa-e-uma-amiga.html

Boa sorte e não desista!
Bjos, Glau

Claudia Lima disse...

Eu não tenho sorveteira e depois do que vc falou, vou pensar mais antes de comprar uma.
Mas não desanime! Deve haver uma receita que funcione. A Luna, do Quiche de Macaxeira, tem postado várias receitas com sorvete caseiro.
No meu blog tem o link dela se vc quiser conferir.
Pelo aspecto não parece ter ficado ruim e a cor ficou super bonita tb.
Bjs :)

ameixa seca disse...

Eu não tenho... não te posso ajudar mas espero que comece a correr melhor :)

Emília disse...

Oi Rosane, eu também não tenho sorveteira, mas achei que o seu ficou com uma cara ótima!
Sobre o Pão de Deus na MFP, a minha máquina tem uma função que pára 15 minutos antes de começar a assar, então tenho tempo de rechear. Eu não sei como são as outras MFP, mas acho que todas elas tem alguma função parecida.
Beijinhos

Iliane disse...

amiga..seu sorvete tá lindo!!!!parece super cremoso...olha..não tenho sorveteira..mas..todos que tem ..mostram fotos tão lindas quanto as suas...calma...com o tempo..você vai aprendendo mais ..naõ fique trite..seu sorvete tá lindo..bjus

Vivian disse...

eu estou doida pra comprar uma sorveteira. Posta a foto e a marca da sua pra eu saber qual é!!!

bjks

Luciana Macêdo disse...

Não desanima não, se o sabor está bom falta pouco para ficar perfeito.
Bjs!

Anônimo disse...

Olá Rosane,

Sou jornalista e cozinheira de fim de semana tb, rs! Tens alguma receita de terrine de bacalhau? Estou catando algo nessa linha para a ceia de Natal.

Quando tiver um tempinho, passe pra me visitar:

http://vejabrasil.abril.com.br/blog/de-origem-carioca

beijo

Rosane Vargas disse...

Carmencita, muito frustrada. A descrição que as pessoas fazem do uso da máquina não se parece em nada com a minha experiência. Obrigada pela força e pela dica.

Glau, vou tentar me mirar no teu exemplo. Quem ainda não viro uma "doida do sorvete"? hehehe

Claudia, ficou bonigo e gostoso, mas não foi como imaginei: mistura os ingredientes, coloca na sorveteira e voilà.

Ameixa, obrigada pela torcida.

Emília, eu não sei se a minha máquina tem essa função. Não encontrei...

Iliane e Luciana, muuutio obrigada... talvez no final de semana tente de novo.

Vivian, a minha é da marca Dinasty. Olhei outras, e são muitíssimo parecidos. Esta estava em um promoção na internet.

Fernanda, não tenho terrine de bacalhau. O que tenho com esse ingrediente são ninhos de batata e uma receita com legumes. Dá uma olhada. E obrigada pela visita!

Gurias, obrigada pelo apoio neste momento difícil hehehehehe. Vou mantê-las informadas das peripécias com a sorveteira.

Grande beijo a todas

Bolo de coco e cacau sem farinha

Mais uma receita desta obra que eu adoro, o Grande livro de receitas de Claudia . Eu procurava alguma receita para usar uns pacotes de coco ...