domingo, 15 de junho de 2008

Eba! Festa de aniversário! Primeira receita: estrogonofe de nozes à minha moda


Fiz aniversário no final de maio, mas só neste último sábado recebi as amigas para uma festinha. Todo ano, convido as gurias, preparo os petiscos, as bebidas. Acho que vai faltar comida, que não acertarei o ponto de alguma coisa, que isso ficou muito salgado, aquilo insosso, ou doce demais, ou de menos.
Confesso que me toma bastante tempo, mas não abro mão.

Muitas pessoas preferem fazer o aniversário em um bar ou restaurante, no estilo "de adesões", dá para convidar mais pessoas, etc. Eu acho legal. No entanto, prefiro ainda à moda antiga, preparar tudo em casa.
Não tenho muita louca nem espaço, algumas pessoas sentaram em um colch
ão que improvisei no chão da sala com uma colcha. A Patrícia, mais prevenida, trouxe a própria almofada. Pratos e copos não eram padronizados.
Enfim, não foi um exemplo de elegância.
Mas no final, tudo deu certo, a comida, sem falsa humildade, ficou ótima, as bebidas também. Acho que as gurias saíram satisfeitas, principalmente com o papo, que foi até tarde e divertidíssimo – e isso é o mais importante.
Um grande beijo às que compareceram, apesar o frio e da ameaça de chuva. Agora, é só esperar 2009!

Hoje, levei um prato que sobrou do estrogonofe de nozes para o jornal e algumas pessoas pediram a receita. Então, será a primeira da festa que coloco no blog.
Vi o estronofe em vários blogs. Na maioria, levava ovo. Eu não gosto muito de merengue sem cozimento. Procurei, procurei e decidi fazer um à minha moda. Adorei.
Rende cerca de 60 copinhos tipo de cafezinho. Dá para reduzir a receita.


Ingredientes:
2 latas de leite condensado
4 caixinhas de creme de leite (200ml cada)
400g de nozes (usei chilenas, mas dá podem ser pecãs)

Modo de fazer:
1. Coloque as latas de leite condensado na panela de pressão, cobertas com água. Depois que começar a dar pressão, deixe por 40 minutos. O resultado será quase um doce de leite.
2. Deixe o leite condensado esfriar antes de abrir a lata para evitar acidentes.
3. Misture o leite condensado com o creme de leite. Se ficar muito difícil, pois o leite condensado está bem consistente, misture no processador. Foi o que fiz.
4. Junte as nozes picadas (não moídas). Dá para usar o processador, mas não use a teclar ligar, use a pulsar, apertando e soltando, senão vira farinha. Outro jeito é colocar as nozes em um saco e bater com uma lata de compota fechada ou com o rolo de macarrão.
5. Depois de tudo misturado, leve à geladeira por umas três horas.

11 comentários:

risonha disse...

só de imaginar o sabor do leite condensado com as nozes já estou babando

Luciana Macêdo disse...

O importante é receber com simpatia e alegria, os outros "ingredientes" acabam recebendo um brilho a mais.

Estes copinhos devem ter feito muito sucesso, uma combinação perfeita.
Bjs!

ameixa seca disse...

Eu sou adepta das festas em casa e ser tudo feito pelas nossas mãos. Dá mais prazer :) Esse doce deve ser muito bom ;) óptimo aspecto

Cláudia disse...

Que festa animada! Adorei o strogonofe de nozes, deve ser dos deuses!

bjs

Fay van Gelder disse...

Está com óptimo aspecto e deve ser mesmo óptimo.

Bjo

Filipa disse...

Eu também prefiro fazer todas as festas de aniversário em casa, é verdade que dá muito trabalho mas é compensador. Estas tacinhas estão absolutamente tentadoras!

Beijinhos

Ah, e feliz aniversário atrasado! :)

ale disse...

Parabéns! Bah, esse estrogonofe dever ser muito bom! Adorei a idéia, nunca tinha ouvido falar disso. Qual o dia do teu aniver?
Bj!

ale disse...

Ah, mais uma coisa: será que se eu reduzir pra 1 lata de l. condensado, 2 de creme de leite e umas 250 g de nozes, dá certo?

Iliane disse...

parabens..embora atrasado..e..adorei tudo..bom mesmo é comemorar a vida!bjus

Gabriela T. disse...

oi, são realmente 4 caixinhas? Não fica com gosto do creme de leite? Pq geralmente é 1 medida de cada.

Obrigada (:

Rosane Vargas disse...

Gabi,

são quatro caixinhas. Não fica o gosto; ele quebra o excesso de doce do doce de leite. As caixinhas de 200ml cada.

Bolo de coco e cacau sem farinha

Mais uma receita desta obra que eu adoro, o Grande livro de receitas de Claudia . Eu procurava alguma receita para usar uns pacotes de coco ...