quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Bolinhos de milho assados

Almoço do dia: frango e salada. O que mais? Eu até tinha pensado em algumas coisas, mas estava mesmo com vontade de comer algo com milho. Polenta? Não era bem isso. Broas, bolinhos?
Procurei em alguns livros de receitas, mas não achei exatamente o que queria (que eu não sabia exatamente o que era).
Tinha que ter o sabor do milho preponderante, tomate e salsinha. Também não podia ser frito.
Por que, então, em vez de perder tempo procurando, não juntar os ingredientes que eu tinha em mente e tentar fazer os meus bolinhos? Mãos à obra: o mais difícil foi conseguir o ponto da massa. Fui colocando a farinha de meia em meia colher.

No final, os bolinhos ficaram um ótimo acompanhamento para o frango e creio que combinem com várias carnes. Espero que gostem.


Ingredientes:

1 lata de milho verde no vapor

1/2 xícara de leite
2 ovos

sal e pimenta-do-reino a gosto

salsinha bem picada
a gosto
1 tomate sem sementes picado

1 cebola pequena picada
2 colheres de farinha de milho
2 colheres de farinha de trigo

1/2 colher de sopa de fermento para bolo

Modo de fazer:
1. Liqüidifique o milho, o leite e os ovos.

2. Coloque em uma tigela e junte os outros ingredientes levemente, sem bater a massa. Deixe o fermento por último.

3. Despeje em forminhas de empada untadas e leve ao forno médio até que estejam assados (o velho truque do palitinho: espete um palito no bolinhos; se sair limpinho, estão prontos). Eu usei a máquina de fazer tortinhas.


Dica: se sobrarem bolinhos, a máquina de tortinhas os reaquece muito bem.

8 comentários:

Adriele Schtscherbyna disse...

Olá

Sou a Adriele de Porto Alegre (também!!!) e cheguei aqui ao acaso, procurando no google equivalências de medidas! Estou começando na cozinha, mas posso dizer que sou uma veterana pelas receitas que tenho...ainda não contei, mas devo ter umas 800...

Como mencionei estou começando, mas não encontrando dificuldade alguma, tirando claro, algumas receitas em gramas...hhehhe


Passarei a ser frequentadora do teu espaço!!!

=)

Marizé disse...

Esses bolinhos ficaram com óptimo aspecto.

Eu adoro bolinhos salgados.

Beijocas

Filipa disse...

Rosane seus bolinhos salgados ficaram lindos, estão super coloridos!
Beijinhos

Ana Prazeres disse...

óptimos, óptimos, esse bolinhos, que brilhante ideia!
É danada essa vontade de comer uma coisa que não sabemos bem o que é...
Beijinhos

Eli disse...

Adoro tudo que é de milho, estão lindos!

Isabel de Miranda disse...

que delicia e com milho que adoro...beijinhos doces

ale disse...

Puxa Rosane, que talento hein? Cozinhar a partir do que tem e ir inventando... aprecio e admiro muito isso. Sabe que lá no Chile o milho (choclo) tá em todas? Pastel de choclo tem por tudo e nas saladas mais bacans ele também sempre aparece. Eu como adoro milho, aprovei. Bj.

Rosane Vargas disse...

Drica, bem-vinda, és uma das únicas porto-alegrenses com que faço contato pelo blog. Tentei ir ao teu, mas o endereço não está acessível.

Marizé, também adoro bolinhos, mas sempre me vem a idéia de fazê-los fritos. Se tiveres sugestões assadas, aceito.

Filipa, um bom aspecto é o primeiro passo para o sucesso de qualquer receita, não é? hehehehe.

Anette, ainda que dessa vez consegui descobrir o que tinha vontade, pelo sabia que era com milho. Pior é quando bate uma vontade de não-sei-o-que sem nem conseguir saber se é doce ou salgado... e já me aconteceu algumas vezes.

Eliana e Anjinha, também sou do clube dos fãs do milho.

Ale, eu gosto de fazer isto: ir juntando ingredientes, testando. Às vezes não dá minimamente certo... Fala mais sobre a culinária chilena. Os pastéis são recheados de milho ou a massa é feita com esse ingrediente?

bjs. a todas!

Bolo de coco e cacau sem farinha

Mais uma receita desta obra que eu adoro, o Grande livro de receitas de Claudia . Eu procurava alguma receita para usar uns pacotes de coco ...