Comer, beber, ler, escrever: grandes prazeres juntos na cozinha, o meu cantinho no mundo.
domingo, 30 de setembro de 2007
Era para ser peixe
Semana passada, eu planejei fazer um cherne com molho de castanhas. Comprei um belo pedaço, mas, na correria diária, não tive tempo, e o peixe maravilhoso foi para o lixo... É, eu sei, merecia 15 chibatadas por isso. Mas as castanhas já estavam ali mesmo, havia frango na geladeira: promovi entre ambos uma união muito feliz.
Coloquei em uma panela larga e baixa iscas de frango para dourar levemente em um pouco de óleo, mexendo de vez em quando para não grudar. Depois, acrescentei cebola picada e suco de limão, sempre em fogo médio. Reguei com molho de soja, joguei um pouco de pimenta-do-reino moída na hora, mais uma mexidinha. Deixei levantar fervura e juntei pimenta-dedo-de-moça picada, sem as sementes.
Enquanto esses temperos iam se incorporando ao frango e a cozinha se enchia de um cheiro que abriu o apetite, coloquei as castanhas-de-caju em um frigideira, sem nenhuma gordura, para tostar levemente (elas já são compradas torradas). Reservei.
Voltei ao frango. Aumentei o fogo, pois a idéia era um prato com pouco molho.
Hora de finalizar. Primeiro provei para saber se estava bom de sal. O molho de soja já é salgado, então é recomendável verificar antes de colocar o sal. Não achei necessário acrescentar, mas depende do gosto de cada um. Eu achei que o frango estava meio pálido, então, derreti uma colher de sopa de açúcar mascavo em um frigideira e acrescentei. Ficou ótimo: cor bronzeada e o sabor muuuuito discreto, uma espécie de ingrediente secreto hehehe. Por último, acrescentei as castanhas. Servi imediatamente, para elas não ficarem moles.
Minha filha, a Delta (que me ajudou no preparo, cortando todos os ingredientes) e eu adoramos. Espero que vocês também.
Dica: no Mercado Público de Porto Alegre, os açougues vendem o peito de frango cortado em iscas, na hora, e não cobram mais por isso. Amo o Mercadão!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bolo de coco e cacau sem farinha
Mais uma receita desta obra que eu adoro, o Grande livro de receitas de Claudia . Eu procurava alguma receita para usar uns pacotes de coco ...
-
A explicação é do livro "Cozinhar melhor biscoitos e bolachas", da Time-Life Livros, uma compilação de várias obras sobre o temas ...
-
Festas de fim de ano e frutas em calda têm tudo a ver, mas a qualidade muitas vezes deixa a desejar. Por isso achei legal partilhar com você...
Um comentário:
Lindo o frango!
Postar um comentário