A receita é do livro Entradas e sopas, da coleção O prazer de cozinhar passo a passo, do Círculo do Livro. Já escrevi sobre essa coleção outras vezes. É de 1993 e vale a pena se acharem em um sebo. Passo a receita conforme fiz, com algumas adaptações.
Ingredientes:
2 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de chá de açúcar (usei mascavo)
2 dentes de alho amassados
5 xícaras de chá de caldo de legumes
1 1/4 xícara de chá de vinho branco seco
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto
6 fatias de pão italiano (eu não tinha, usei pão francês)
queijo prato ralado no ralo grosso
Modo de fazer:
1. Aqueça o forno em temperatura alta. Cubra as fatias de pão com queijo e leve ao forno até o queijo derreter e ficar levemente dourado. Reserve.
2. Em uma panela, aqueça o óleo e a manteiga juntos.
3. Quando a manteiga derreter, junte a cebola e o açúcar. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre (se usar panela com teflon, pode mexer com frequência; não precisa ser sem parar). Isso demora uns 20 minutos, até a cebola dourar de maneira uniforme. É bom que fique bem dourada.
4. Junte o alho e refogue por 1 minuto.
5. Acrescente o caldo, o vinho, o sal e a pimenta. Cozinhe em fogo baixo por 40 minutos a 1 hora.
6. Para servir, ponha uma fatia de pão em uma cumbuca individual e despeje a sopa por cima. Sirva bem quente. O caldo aquecerá o pão e o queijo.
2 comentários:
Esta sopa la hago to muchas veces, es de origen francés, un clásico, aunque además de todo lo que le has puesto tú se suele poner un huevo en el fondo del plato que se cuece a medias con el caldo caliente y finalmente por encima se le echa queso rallado y se gratina.
*Pilar*
Pilar, que ótima dica esta de colocar o ovo. Beijos
Postar um comentário