sábado, 27 de fevereiro de 2010

É tempo de figo!

Figos frescos, deliciosos, perfumados e baratos. Em plena safra, a fruta é vendida nos supermercados, no Mercado Público, nas banquinhas de frutas das esquinas. Quem passar pelo Centro de Porto Alegre pode comprar diretamente dos produtores, em um quiosque na Praça da Alfândega, onde também são comercializados doces, geleias, chimias, figo em passa e cristalizado.

Esta receita é uma boa entrada, visual legal, leve (ideal para este calorão), fácil de fazer e mistura frutas com salgado (adoro!). Eu a vi em um programa na tevê, dica da jornalista Rosane Marchetti. Ela disse que usa até para fazer uma "boquinha", um lanchinho. Vale tudo. Eu estava assistindo ao programa na cama, então não anotei. Fiz a partir do que lembrava, e ficou bem gostoso. As quantidades vão variar de acordo com o número de pessoas e a fome de cada uma.

Ingredientes:
Figos frescos
Vinagre balsâmico
Azeite de oliva extravirgem
Queijo (escolha um de sabor forte, como gorgonzola, por exemplo)

Modo de fazer:
1. Descasque os figos e parta-os ao meio no sentido do comprimento.
2. Coloque os figos em uma fôrma ou refratário levemente untado com azeite.
3. Regue as frutas com umas gotas de vinagre e um fio de azeite. Coloque por cimar uma bolinha de queijo.
4. Leve ao forno médio até que o queijo derreta. Sirva.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Shakes para emagrecimento?


O instituto Info Pro Teste testou cinco shakes para emagrecimento com sabor de chocolate (Bio Slim, Diet Shake, Diet Way, Herbalife e In Natura). A conclusão é que eles podem servir para substituir um lanche, mas não uma grande refeição. De acordo com o instituto, falta a esses produtos equilíbrio nutricional: ele têm excesso de proteínas e baixo aporte de energia. Para usar na dieta, só com o auxílio de um nutricionista.

Os pesquisadores do Info afirmam que o consumo dos shakes substituindo refeições fará o corpo adotar um sistema de "economia de energia". Isso acaba prejudicando o desempenho e a realização das tarefas do dia a dia. O resultado poderá ser a perda de saúde. No site do instituto, dá para conferir a pesquisa e o desempenho de cada marca.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Blinis com creme de limão, salmão defumado e pera


Fazia tempo eu queria preparar blinis, acho tão bonitinho. Na Confraria Tropical, animei-me. A massa é do queridíssimo Grande livro de receitas de Claudia. Quanto à cobertura, eu fiz uma livre adaptação das bruschettas que comi no Constantino, um restaurante aqui de Porto Alegre.

Para fazer as panquequinhas, basta um pouquinho de habilidade para deixá-las redondas, ou quase redondas. Usei como medida da massa uma colher de chá. Coloquei a massa na frigideira antiaderente levemente untada (levemente mesmo!) e fui espalhando, em movimentos circulares. Ficaram com menos de 5cm de diâmetro. A ideia é que caibam inteiros na boca, para não ficar cobertura despencando, aquele horror dos canapés.

Ingredientes para os blinis:
1/2 xícara de leite morno
1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de sopa de fermento biológico instantâneo (no original, era fermento fresco, mas eu uso o instantâneo, muito mais prático)
1 gema
1 clara
sal a gosto
1/4 de xícara de creme de leite fresco

Ingredientes para a cobertura:
1 pote de cream cheese
o suco de 1/2 limão taiti
cerca de 160g de salmão defumado
1 pera ou maçã verde
Sal a gosto (opcional)
Modo de fazer os blinis:
1. Misture a farinha e o fermento. Com um batedor manual, misture o leite, a gema, o sal e o creme de leite. Bata por 8 minutos.
2. Bata a clara em neve e junte à massa delicadamente.
3. Leve uma frigideira ao fogo baixo. Unte-a levemente com manteiga. Quando estiver quente (não muuuito quente), coloque as colheradas de massa (colher de chá), formando pequenas panquecas.
4. Deixei dourar a parte debaixo e vire dourar o outro lado. Faça isso até a massa acabar. Reserve.

Modo de fazer
1. Misture o suco de limão ao cream cheese até forma uma massa homogênea. Essa mistura depende do gosto de cada um, do tamanho do limão. Se achar que precisa de um pouco mais limão, vá em frente, mas acrescente aos poucos, para ficar excessivamente ácido. Prove e verifique se é necessário colocar sal.
2. Corte as peras ou maçãs verdes em fatias finas e corte essas fatias em 3 partes, ficam como pequenos leques. Não use pera-d'água, que têm um gosto pouco marcante.

Montagem:
1. Com uma colher de chá, cubra o blinis com o creme de limão. Coloque sobre ele uma tira de salmão defumado e finalize com a pera ou maçã.

Dica: um galho de salsinha italiana daria um toque interessante na decoração. Mas lembre-se de que interfere no sabor. Eu quase usei, para ficar bonitinho, mas achei melhor não.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Confraria Tropical


Calor, muito calor. Aproveitando que moramos em um país tropical, abençoado por deus e bonito por natureza, decidimos fazer uma Confraria especial, com muito frescor.

Tudo leve, colorido, cheiroso e saboroso.

Para dar um toque especial, espalhei frutas e flores (artificiais mesmo) pela mesa e sobre os guardanapos de papel coloridos. Ficou simples, mas fofo. Agora, aguardo que os confrades enviem as receitas, para partilhar com vocês.

 
Guacamole do Gaspar, acompanhado de Doritos. Apimentado, maravilhoso! 
Reparem na decoração...
  
Espetinhos de frutas: uva, kiwi, maçã e banana, com fondues de chocolates branco e preto. Rubi e Carol novamente são unanimidade de público e crítica!


O Leandro é nosso Destaque do Mês. A Betina estava com preguiça, o calor, e tal... Ele não se fez de rogado: apresentou dois pratos! Acima, a torta de maçã deliciosa...


... aqui, um molho de atum frio acompanhado de torradinhas. Original e delicioso.
 Meus blinis com creme de limão, salmão defumado e pera. Lindinhos, né?


Existe algo mais tropical? A Odete nos brindou com este belo aquário de salada de frutas. Vocês não imaginam o perfume...


Por falar em salada... grão-de-bico, ovos de codorna, kani, cenoura, azeitonas... colorida e muito saborosa, a salada do Christian foi aplaudida.


Meu exótico arroz-doce com creme de manga: combinação mais que feliz.