quinta-feira, 1 de abril de 2010

Wok de atum com verduras crocantes e molho de gengibre


Meu plano era postar uma receita bem bacana de peixe para este período, em que, por religião ou tradição, ele está em alta. Eu queria dar uma ideia além do bom e velho peixe frito ou escabeche. Mas, como geralmente acontece, não tive tempo, esqueci, não achei o livro com a receita. Agora, com mais calma, aproveitando o feriado, achei o livro (organizado em uma pilha de outros com receitas para postar no blog). Um dos problemas das pessoas desorganizadas como eu é que, quando a gente se organiza, esquece que se organizou.

Voltemos à receita. É do livro "Cozinha na panela wok", da coleção A Grande Cozinha, da Abril, que ainda pode ser encontrada em sebos e lojas que vendem revistas novas, mas de meses ou até anos anteriores (aqui em Porto Alegre há lugares que fazem isso, compram as sobras das distribuidoras e vendem por preços muitíssimo menores). É uma aquisição que vale cada centavo.

O prato é saborosíssimo, além de bonito, com uma apresentação diferente. É um pouco demorado, porque são muitas etapas, mas é bem fácil de fazer.

Ingredientes:
350g de atum fresco cortado em cubos
250g de vagens
1 cebola roxa pequena
2 punhados de espinafre (somente as folhas)
100g de nabo
1 minicebola branca
 30g de amido de arroz ou milho
100ml de vinho branco seco
300ml de caldo de peixe
50g de gengibre
50g de manteiga
azeite de oliva extravirgem
sal e pimenta-do-reino preta a gosto

Modo de fazer:
1. Elimine as pontas das vagens, afervente-as em água por 2 minutos e esfrie-as em água e gelo. Reserve.
2. Descasque a cebola, corte-a em cubos e afervente por 1 minuto. Tire da água, deixe esfriar e reserve.
3. Lave o espinafre e reserve.
4. Descasque o nabo, corte-o em juliana e conserve-o em água gelada.
5. Descasque a minicebola, pique-a e refogue-a em uma panela com a manteiga. Regue com o vinho branco, deixe reduzir até pouco mais da metade e acrescente 250ml de caldo de peixe.
6. Dissolva o amido no caldo restante, frio, e adicione ao molho. Mexa e cozinhe por 15 minutos em fogo baixo ou até que fique consistente. Deixe esfriar.
7. Descasque o gengibre, rale-o, ponha-o em ou tecido bem fino e limpo e esprema. Coloque esse sumo sobre o molho frio.
8. Aqueça a wok. Quando estiver quente, coloque sobre ela um fio de azeite e salteie as vagens e os cubos de cebola bem escorridos.
9. Quando as verduras estiverem crocantes, distribua-as no centro de 2 ou 4 pratos (depende da fome) aquecidos previamente.
10. Coloque mais um fio de azeite na wok e toste o atum, cortado em cubos, por alguns minutos. É importante que o interior do peixe se mantenha vermelho. Tempere com sal e pimenta e disponha o atum sobre a cama de verduras.
11. Salteie o espinafre na wok (muito rapidamente) e junte-o ao atum.
12. Para finalizar, acrescente o nabo bem escorrido e decore os pratos com o molho de gengibre.