
Esta receita é do livro Perfect baking. Se vocês encontrarem esta coleção, que traz cerca de cem receitas em cada tema, comprem, é ótima. Tive a sorte de comprar vários livros na Saraiva, por R$ 12,90, acreditam?
Importante: não usei a cobertura da receita, que era manteiga batida com açúcar de confeiteiro. Aproveitei a cobertura do bolo de aniversário, juntei corante rosa e confeitos prateados e o resulto é este aí. Na foto que ali embaixo, há outros cupcakes, de milho, de que falarei em outro post. Novamente, contei com minhas amigas Betina e Ana Paula, as fotógrafas do evento.

225g de farinha de trigo comum
1 1/4 colher de sopa de fermento para bolo
1/4 de colher de sopa de bicarbonato de sódio
2 bananas maduras (usei bananas caturras)
8 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
115g de açúcar (usei demerara)
1/2 colher de sopa de essência de baunilha
2 ovos levemente batidos
4 colheres de sopa de sour cream (fiz misturando 1/2 xícara de creme de leite fresco com 1/2 colhere de sopa de suco de limão)
55g de castanhas-do-pará (no original, noz-pecã) grosseiramente picadas
Cobertura:
Usei a cobertura do bolo; também pode ser feita uma ganache de chocolate branco, colorizada posteriormente com corante em pó rosa
Confeitos
Modo de fazer:
1. Coloque a forminhas de papel dentro das fôrmas de pão de mel ou, se preferir, use fôrmas de muffins untadas.
2. Peneire juntos a farinha, o fermento e o bicarbonato de sódio. Reserve.
3. Em um prato, descasque as bananas e esmague-as com um garfo. Reserve.
4. Em uma tigela, junte a manteiga, o açúcar e a essêcia de baunilha. Bata até ficar bem fofo (pode ser usada a batedeira).
5. Gradualmente, junte os ovos à mistura de manteiga, batendo bem após cada adição. Depois, acrescente as bananas e o sour cream.
6. Usando uma colher de metal, junte essa mistura à farinha peneirada. Por fim, acrescente as castanhas.
7. Encha as forminhas até metade ou um pouco menos com essa massa.
8. Leve ao forno preaquecido a 190 graus. Deixe por 20 minutos ou até que estejam com um leve marrom-dourado. Tire das forminhas de pão de mel e deixe esfriar (não tire das forminhas de papel!) em uma grade.
9. Cubra com o creme de sua preferência, com o auxílio de uma faca sem serra ou colher. Se quiser, use saco de confeiteiro.
5 comentários:
Devem ser deliciosos e como não gosto de cremes de manteiga, prefiro assim :)
Rosane, uma vez vi uma receita dessas no programa daquela inglesa que esqueci o nome. E no sábado fui procurar uma receita de risoto com funghi e caí no teu blog. Mas o resultado final foi bom. Um beijo.
Rosane, ficaram um show os seus cupcakes...receita nutritiva, realmente as coberturas são meio "caloricas" mas coloco a metade dos cremes, fico sempre estudando uma cobertura boa e que não seja muito gordurosa...valeu pelas dicas do livro vou procurar, também estou nessa de cupcakes é gostoso de fazer não?
bjs
Paula
Rosane, estão maravilhosos os seus cupcakes! parece que está havendo uma cupcakemania, acho-os lindos, mas ainda não ousei fazer! beijos. :))
Ameixa, eu gosto de manteiga, mas preferi usar o que já, por praticidade e economia rsrs.
Nildo, a inglesa é a Nigella? O que queres dizer que caiu aqui "mas" o resultado foi bom?! Insinuando que cozinho mal? hehehehehehe
Fez risoto e não tirou fotos, não mandou tsc tsc
Paula, nessas horas não me preocupo com as calorias. Depois vou postar a outra receita, sem glúten, que ficou muito boa também. Quero me aventurar mais na decoração, não sou boa nisso. Acho que é o grande barato dos cupcakes, fora o sabor, claro.
Fátima, estou adorando esta mania. Fiquei um tempão adiando e agora adorei. É fácil e o resultado, de sabor e visual, é ótimo.
Abração a todos!
Postar um comentário