domingo, 23 de outubro de 2011

Canapés com maionese de cenoura

 No aniversário da Anaís, fiz esta opção vegetariana. Optei por uma receita do tempo em que eu era macrobiótica. É fácil, saudável e deliciosa. Além de versátil: uso no pão, como recheio para torta fria e no lugar da maionese tradicional em salada de batata ou aipim. Pode ser guardada em um pote bem fechado na geladeira por uns dois dias.

Ingredientes:
2 xícaras de chá de cenoura bem cozida, cortada grosseiramente (é melhor descascar a cenoura depois de cozida)
1/4 de xícara de chá de óleo (usei de milho)
sal a gosto
suco de meio limão
discos de minipizza
ciboulette para enfeitar

Modo de fazer:
1. Liquidifique a cenoura e o óleo. É meio chato, porque é uma mistura bem espessa. Ligue, desligue, chacoalhe e liquidificador, ligue de novo. Assim vai, até obter uma pasta homogênea.
2. Coloque a maionese em um pote e junte o sal e o suco de limão coado. Prove. Se achar que fica melhor, acrescente um pouco mais de suco.
3. Distribua pequenas porções sobre os discos e finalize com a ciboulette.

domingo, 2 de outubro de 2011

Gelatina de cachaça


Esta dá um "up" na festa. Além de agradar pelo visual colorido, alegra pelo motivo óbvio: álcool. As proporções que indico são as que achei satisfatórias. Aqueles mais sensíveis podem diminuir a quantidade de cachaça. Ou vice-versa, claro.

Se a festa não for para muitas pessoas, utilize meia embalagem de gelatina  de cada sabor e guarde o restante, bem fechado, para fazer depois do modo tradicional. O legal é variar, para ficar mais colorido. Os sabores que mais se adequaram a essa sobremesa de borracho foram os cítricos.

Na primeira vez em que fiz, usei partes iguais de aguardente e água e meus convidados, desavisados, pareciam aqueles bonecos de desenho animado, soltando fogo pelos ouvidos.

Importante: mantenha longe das crianças.

Ingredientes:
gelatina de sua preferência
água
cachaça

Modo de fazer:
1. Dilua a gelatina em água quente, conforme as instruções da embalagem (a mesma quantidade).
2. Na hora de acrescentar a água fria, use uma parte de água e outra de cachaça.
3. Leve à geladeira, em copos de cafezinho, e sirva gelado na festa.

Bolo de coco e cacau sem farinha

Mais uma receita desta obra que eu adoro, o Grande livro de receitas de Claudia . Eu procurava alguma receita para usar uns pacotes de coco ...